A periodontite é uma doença grave
ilustração periodontia

A periodontite e suas consequências consequências

No estágio inicial da periodontite, denominado gengivite há infecção ou inflamação das gengivas. Se a periodontite não for tratada pode causar:

• mau hálito;
  • cárie;
  • sangramento;
  • deslocamento e queda de dentes.

A periodontite é uma doença bucal caracterizada pela inflamação da estrutura de sustentação dos dentes, podendo atingir os ossos da mandíbula.

O que pode provocar a periodontite

A placa bacteriana e o tártaro (placa bacteriana mineralizada) podem formar-se na base dos dentes, junto à gengiva, em consequência da má higiene bucal.

Com a inflamação das gengivas, formam-se bolsas que impedem a escovação adequada. As bactérias se proliferam e, rapidamente, está formado um quadro de periodontite.

A doença periodontal é a causa mais comum de perda dentária entre adultos.

Prevenção

A escovação adequada, o uso do fio dental e a visita regular ao consultório dentário para uma avaliação, na periodicidade recomendada pelo dentista, podem evitar a formação da placa bacteriana e do tártaro.

Deve ser evitada a ingestão de alimentos muito açucarados ou derivados de amido, que podem grudar nos dentes.

Associação com doenças cardíacas

A periodontite em estágio avançado pode ser fator de risco para doenças cardíacas, causando doenças como arteriosclerose e aumentando o risco de enfarte.

Preencha os campos e clique no botão Enviar

Rua Mal. Cantuária, 122 - Loja A - Urca - Rio de Janeiro

odontourca@gmail.com