Horário

Rua Mal. Cantuária, 122 - Loja A

Urca - Rio de Janeiro

(21)98461.2055

A periodontite é uma doença grave

periodontia

O que é a periodontite e suas consequências

A periodontite é uma doença bucal caracterizada pela inflamação da estrutura de sustentação dos dentes, podendo atingir os ossos da mandíbula.

No estágio inicial da periodontite, denominado gengivite há infecção ou inflamação das gengivas. Se a periodontite não for tratada pode causar:

• mau hálito;
  • cárie;
  • sangramento;
  • deslocamento e queda de dentes.

O que pode provocar a periodontite

A placa bacteriana e o tártaro (placa bacteriana mineralizada) podem formar-se na base dos dentes, junto à gengiva, em consequência da má higiene bucal.

Com a inflamação das gengivas, formam-se bolsas que impedem a escovação adequada. As bactérias se proliferam e, rapidamente, está formado um quadro de periodontite.

Associação com doenças cardíacas

A periodontite em estágio avançado pode ser fator de risco para doenças cardíacas, causando doenças como arteriosclerose e aumentando o risco de enfarte.

Prevenção

A escovação adequada, o uso do fio dental e a visita regular ao consultório dentário para uma avaliação, na periodicidade recomendada pelo dentista, podem evitar a formação da placa bacteriana e do tártaro.

Deve ser evitada a ingestão de alimentos muito açucarados ou derivados de amido, que podem grudar nos dentes.

Designed and developed by Bridge Webdesign