Odontopediatria

Do nascimento até a adolescência
ilustração odontopediatria

Saúde bucal na infância

A cárie é uma doença crônica na infância. Nesta idade, as crianças costumam comer muitos doces, por mais que os pais tenham consciência das consequências e as advirtam frequentemente.

Os cuidados com os dentes, mesmo durante a dentição de leite, deve ser rigoroso. Pois, as bactérias presentes na cavidade bucal, pela presença de restos alimentares, podem afetar a saúde como um todo.

Desde o primeiro ano de vida, é fundamental a visita ao dentista para avaliação e para que a criança e os pais sejam orientados sobre a importância da higiene bucal.

Atuação da Odontopediatria

• Exames e diagnóstico de problemas bucais;
  • Tratamento de cáries e infecções;
  • Orientação sobre higiene bucal;
  • Avaliação do desenvolvimento bucal;
  • Colocação de aparelho ortodôntico;
  • Orientação aos pais ou responsáveis.

A consulta ao odontopediatra é importante para prevenir problemas de saúde bucal que podem ocorrer na infância, como cáries, gengivite e malformação dentária.

O principal foco da odontopediatria é a prevenção

Por isso é importante levar as crianças ao odontopediatra, já nos primeiros meses de vida, para que elas possam aprender sobre a importância de cuidar da saúde bucal e para que o profissional possa identificar e tratar qualquer problema precocemente.

Os primeiros dentes

Os bebês tem seus primeiros dentes, antes mesmo de nascer mas os dentes ficam visíveis entre os 6 e os 12 meses. Os dentes de leite são 20 no total, 10 em cada arcada. E estão sujeitos à caries e devem ser tratados.

Preencha os campos e clique no botão Enviar

Rua Mal. Cantuária, 122 - Loja A - Urca - Rio de Janeiro

odontourca@gmail.com